Quer ter uma pele jovem e saudável por muito mais tempo? Então a fotoproteção diária precisa começar a fazer parte da sua rotina, independentemente da estação do ano. A importância do protetor solar se dá porque ele ajuda a combater os danos causados pelos raios UV, agentes oxidativos, poluentes, ressecamento, oleosidade excessiva e doenças de pele. Dessa forma, sua pele ganha benefícios estéticos e de saúde que a deixam ainda mais bonita e viçosa.

Qual a importância do protetor solar?

Muito importante no cuidado diário com a pele, o protetor solar também pode oferecer diversos outros benefícios à estética e à saúde. Confira abaixo uma lista com os principais motivos para adicionar o produto à sua rotina.

PREVENÇÃO CONTRA DOENÇAS DE PELE

De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), cerca de 30% dos tumores malignos registrados no país são relacionados ao câncer de pele. A doença muitas vezes é causada pela exposição excessiva aos raios UVA e UVB, o que aumenta a importância do protetor solar.

Não à toa, campanhas como o Dezembro Laranja, ação que faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, ressaltam a importância de se prevenir. Para fazer isso de forma saudável, a utilização do filtro solar não pode faltar, esteja você em casa ou na praia.

PROTEÇÃO CONTRA MANCHAS

Um dos primeiros alertas que o nosso corpo dá quando há exposição excessiva ao Sol são as manchas. Afinal, elas significam que a proteção não está sendo feita de forma correta. Para isso, é muito importante que o FPS do protetor solar atenda às necessidades da sua pele.

Outro fator que precisa ser levado em conta é que ele protege a pele das manchas causadas pela acne, evitando que elas se tornem permanentes.

PREVENÇÃO CONTRA O ENVELHECIMENTO

O envelhecimento precoce da pele está diretamente ligado ao contato com os raios ultravioletas, podendo prejudicar a produção natural do colágeno. Quando isso acontece, a firmeza dos tecidos da pele é reduzida, ocasionando um aumento nas linhas de expressão e na formação de rugas.

Embora o envelhecimento seja um processo natural em qualquer ser humano, é possível retardar os impactos dos fatores externos durante esse processo. Com o uso correto do protetor solar facial, isso não só acontece como você também garante a saúde da sua pele.

MELHORA A HIDRATAÇÃO

A hidratação é um processo fundamental para que haja equilíbrio na produção de oleosidade da pele, evitando o ressecamento que, por sua vez, gera uma aparência esbranquiçada. Contudo, isso não tira a importância de um bom hidratante, como o com Gel Hidratante Pro Bio com Esqualano da Biossance.

Caso essa seja a sua escolha, após a limpeza da pele, aplique o hidratante e em seguida o protetor solar para pele oleosa, mista ou normal. Também é importante lembrar que este deve ser reaplicado durante o dia.

PROTEÇÃO DIÁRIA

Engana-se quem pensa que a função do protetor solar é apenas proteger a pele contra as ações UVA e UVB nos dias ensolarados. Perfeito para o uso diário, ele ajuda a proteger a pele de outros agentes oxidativos e também poluentes que acabam acelerando o processo de envelhecimento da pele.

Além disso, mesmo que de forma mais escondida, os raios ultravioletas continuam tendo grande incidência mesmo em estações mais frias. Portanto, a importância do protetor solar segue intacta, em dias nublados e até mesmo chuvosos.

Quais são os cuidados para manter a pele saudável?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), os protetores solares, sejam eles químicos ou físicos, devem ser reaplicados de duas em duas horas. Quando você está em lugares quentes, com muita exposição ao Sol, essa recomendação ganha ainda mais força.

Alguns hábitos, como a alimentação saudável e a ingestão frequente de água, fazem toda diferença nos seus cuidados com a pele e o corpo. 

Criado em 23 de April, 2022