A Babosa é utilizada desde a antiguidade para fins medicinais e de beleza. Há cerca de 6 mil anos, os egípcios chamavam a Aloe vera de “planta da imortalidade”. A babosa é muito conhecida por suas propriedades calmantes, cicatrizantes, anestésicas, antitérmicas e anti-inflamatórias, além de ser ótima para hidratar o cabelo e cuidar da pele.
O extrato de aloe vera tem a capacidade de reidratar e fechar as cutículas do cabelo e exerce ação antioxidante e regeneradora. Contém vitaminas, proteínas e sais minerais e penetra facilmente na camada externa da pele, para levar nutrientes para as células.
Há numerosas histórias a respeito da aloe vera, que teria sido utilizada até mesmo nos rituais de beleza da rainha egípcia Cleópatra, há mais de 2 mil anos. Ainda antes disso, a aloe vera já era usada na China, e na Grécia antiga se conhecia sua eficácia no tratamento do cabelo e de doenças da pele. Antigas tribos do México e da América do Sul também recorriam à aloe vera para deixar os cabelos mais bonitos e macios e para acelerar a cura de ferimentos.
Hoje, essa incrível planta está presente na fórmula de cremes faciais, shampoos, condicionadores, creme de limpeza da pele, desodorantes e produtos para combater o aparecimento de rugas e para hidratar pele ressecada ou flácida. A aloe vera tem uma ação hidratante e regeneradora tão significativa que é usada em queimaduras, para ajudar na recuperação do tecido.
A babosa ajuda na prisão de ventre e em constipações intestinais, pois possui propriedades laxantes devido ao látex encontrado no gel da planta.
A planta possui um efeito antitérmico e reduz a temperatura do corpo febril quando é ministrada em uma compressa.
A babosa no cabelo ajuda protegê-los como se fosse um protetor solar, cuidando do couro cabeludo contra os raios UV. Também evita danos cotidianos causados por clima seco, vento, chuva e oleosidade, deixando o cabelo mais sedoso e brilhante.
Para utilizar babosa no cabelo basta cortar a folha da babosa lateralmente, retirar o gel e aplicar diretamente no cabelo.
Serve no tratamento de caspas e seborreias que atingem o couro cabeludo – para isso é preciso lavar o cabelo com o gel de Aloe vera ou usar produtos que contenham a babosa como ingrediente.
Além de reduzir a queda de cabelo, a babosa pode até evitar a queda completamente.
Pode tratar, prevenir ou curar queimaduras solares e é inclusive encontrada em produtos para tratar queimaduras e em protetores solares.
Aliada a uma dieta e exercícios, a babosa pode reduzir a celulite.
Por conter propriedades antibióticas, a babosa pode ajudar no tratamento de gripes, resfriados, asma, bronquite e rinite.
A babosa na pele atua como um hidratante natural, que deixa a pele mais bonita e previne o envelhecimento.
A babosa tem função anestésica, anti-inflamatória e cicatrizante, uma compressa de babosa pode aliviar dores musculares, dores ósseas, enxaqueca, artrite e reumatismo.
Por conter ácidos graxos, a planta reduz o inchaço e a irritação do estômago, intestino delgado e cólon, suas propriedades antiácidas auxiliam e previnem a indigestão.
A planta aumenta a produção de linfócitos T e melhora a imunidade do organismo, ajudando a combater infecções.
A polpa da babosa alivia feridas como aftas, gengivites e estomatites.
Tem uma função ativadora da circulação sanguínea, removendo o excesso de gordura das artérias e ajudando a controlar os níveis de colesterol.
Utilizar babosa faz com que as feridas cicatrizem mais rápido, assim como espinhas e acnes.
O gel da babosa e algumas gotas de óleo essencial de menta aplicados nas têmporas e na nuca com movimentos circulares aliviam as dores de cabeça.
Criado em 23 de April, 2022